Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana movimentam o futebol brasileiro
Atlético e Cruzeiro são os representantes mineiros nas competições continentais
O calendário do futebol brasileiro está repleto de grandes competições em 2023. Além do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores da América e Copa Sul-Americana movimentam os clubes do país.
Em Minas Gerais, o Atlético é o atual campeão da Copa do Brasil e busca o bicampeonato. O clube também disputa a Libertadores, onde está no Grupo A, ao lado de The Strongest (BOL), Carabobo (VEN) e Millonarios (COL).
Já o Cruzeiro, que retorna à elite do futebol brasileiro após três anos, disputa a Copa Sul-Americana. A Raposa está no Grupo B, ao lado de Unión La Calera (CHI), Universidad Católica (EQU) e Deportivo Cuenca (EQU).
Copa do Brasil
A Copa do Brasil é a segunda competição mais importante do futebol brasileiro, atrás apenas do Campeonato Brasileiro. A competição é disputada por 92 clubes, sendo 80 classificados pelas federações estaduais e 12 convidados.
O campeão da Copa do Brasil garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América do ano seguinte. O vice-campeão também garante vaga na Libertadores, mas na segunda fase.
Libertadores da América
A Libertadores da América é a principal competição de clubes da América do Sul. A competição é disputada por 32 clubes, sendo 28 classificados pelas federações nacionais e 4 convidados.
O campeão da Libertadores da América garante vaga no Mundial de Clubes da FIFA do ano seguinte. O vice-campeão também garante vaga no Mundial de Clubes, mas na repescagem.
Copa Sul-Americana
A Copa Sul-Americana é a segunda competição mais importante da América do Sul, atrás apenas da Libertadores da América. A competição é disputada por 32 clubes, sendo 28 classificados pelas federações nacionais e 4 convidados.
O campeão da Copa Sul-Americana garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América do ano seguinte. O vice-campeão também garante vaga na Libertadores, mas na segunda fase.
Comments